segunda-feira, 7 de março de 2011

A Origem




Este filme consegue ser inteligente em vários aspectos, além de ser blockbuster que ao mesmo tempo consegue atrair o grande público, também consegue agradar a crítica com seu fascinante roteiro e seus efeitos especiais (que apesar de bons não são o que mais chamam atenção no filme).

Para começar o filme conta a história de Cobb (Leonardo DiCaprio) , um tipo de ladrão de segredos que é especialista em invadir a mente dos outros para roubá-los, ele então é convidado por Saito( Ken Watanabe) para ao invés de roubar, introduzir uma ideia na cabeça de Robert Fischer (Cillian Murphy), que é concorrente de Saito, na intenção de eliminá-lo do ramo em que Saito atua. Para essa missão ele conta com uma equipe, entre eles Ariadna (Ellen Page), que é quem “constrói” os cenários dos sonho; e Arthur (Gordon-Levitt) que é responsável por descobrir informações sobre os alvos e planejar as “missões”.




Eu poderia gastar mais duas ou três paginas do Word descrevendo a história para vocês, mas é justamente este o ponto que torna esta história tão fascinante, sua complexidade. Lembro-me de conversar com meu pai sobre este assunto chegamos à conclusão de que, se não houver muita cautela, criar uma história cheia de detalhes e de sub tramas pode levar a um beco sem saída.

Um exemplo clássico disso é a série Lost, que criou tantas perguntas que no final não houve respostas suficientes. Um bom exemplo do contrário foi a história em quadrinhos Watchmen, em que Allan Moore conseguiu conciliar uma história principal genial com várias sub tramas que enriquecem a narrativa. Em A Origem, você mergulha em um mundo tão cheio de detalhes que, combinado com as ótimas atuações (DiCaprio pode não ser um ator tão bom, mas sabe escolher os projetos em que irá trabalhar), e com os efeitos especiais, conseguem criar uma das maiores obra de ficção cientifica da década. E, no final do filme, ainda fica aquela velha questão proposta por Platão rodopiando em nossas cabeças, seria este o mundo real, ou tudo não passa de um sonho ?
Só para acrescentar, o filme concorreu a oito óscares, incluindo melhor filme e melhor roteiro, porém só ganhou em categorias técnicas (Fotografia, Efeitos visuais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário